Site Meter

4.4.09

UM CONCERTO A SOLO

Reformado de muitos teclados, este será talvez o seu último amante. As teclas sob os dedos, contra os dedos, em leves corridas e arrastados andamentos. O brilho da aliança de casamento de décadas dizendo que alguma coisa ainda perdurava do rescaldo de todos os combates. Sobre o piano um caderninho, manuscrito a azul e vermelho, em letra média, desenhada. Os títulos, apenas. As notas, não. Essas estavam todas na cabeça, orgulhosamente adornada pela cabeleira branca, suficientemente volumosa para arriscar uma poupa à Tony Bennett. Um piano pequeno, new wave, um pianista discreto e baixinho, numa loja modernaça com requintes de decoração fin-de-siècle. Ficava ali bem o piano, na amplidão da sala. Não estorvava ninguém, era apenas um ponto no centro do espaço que as gentes rodeavam, sem o tocar, sem dar sequer por ele. Ninguém o olhava, ninguém o ouvia. Era um buraco negro com um assomo de teclado. Indiferente aos manequins de plástico e aos de carne e osso, uma velha senhora sentou-se numa poltrona, afagou discretamente a imitação de Gobelin, abriu uma revista de moda, traçou a perna e aquietou-se. Nunca virou uma página da revista. Olhou sempre o pianista, ou o piano, ou a música dolente e vulgar. Ao fim de longos minutos, ela apareceu-me como um espelho de moldura rocaille e nele juro que vi reflectido, não uma risca de teclas num buraco negro, mas o concerto a solo que um pianista sempre desejara travar perante a requintada assistência do palácio dos concertos da sua Viena imaginada.


Licínia Quitério

Foto retirada da net

5 comentários:

M. disse...

Gostei muito, Licínia. Especial.

Arábica disse...

Licínia,

bom dia, uma mão de café e outra no teclado deste abecedário musical, ouvindo as notas que se imprimem na manhã gorda...e tu sabes como gosto delas.


O sonho imaginado já não lhe cabe nas mãos, pertence a quem o escuta, a quem (ainda) a indiferença não mutilou...

Por momentos, realizado.

Por momentos, vivido.

Em ti.


Um beijo, um obrigada, aos senhores do sonho. :)

Anónimo disse...

Que delícia!
Fiquei fã! O meu pensamento voou longe e imaginei-me ao lado do pianinsta, a sentir, a ver e enquanto ele tocava... a escrever!


Um beijinho, para si!
Vai pelo vento. Espero que chegue aí! :o)

Andreia

http://drei-schoolstaff.blogspot.com

Alberto Oliveira disse...

Gosto destes concertos dados por pianistas baixinhos discretos e persistentes nos sonhos porque (vou-te contar um segredo que espero fique por este espaço musical) também um dia sonhei ser pianista. Tinha quase tudo para o ser: os dedos ágeis e longos, amor à música e sou baixinho. Por essa altura (a do sonho, ofereceram-me uma bola de futebol. Estás a calcular o que aconteceu depois: ingressei na Escola Naval e hoje sou piloto de testes da Fórmula Um.

Justine disse...

Um concerto de sonhos perdidos, num ambiente nostálgico e a cheirar ligeiramente a alfazema. Perfeito!

Acerca de mim

Também aqui

Follow liciniaq on Twitter
Powered By Blogger
 
Site Meter

Web Site Statistics
Discount Coupon Code