Site Meter

9.2.09

TURISMO OCIDENTAL

Abdul conduziu-nos a um chá num oásis no limiar do deserto. Talvez lhe chame oásis porque havia árvores e tanques com água e pássaros cantadores. Porque no limiar dos desertos tem de haver um chá e a tenda em que ele fumega. Na tenda tem de haver tapetes e almofadas e cheiro de menta. Por todo o lado a simetria dos desenhos e a cor escandalosa do açafrão só acalmada pelo verde negro das palmeiras do anoitecer. Ah e a música e os requebros do ventre e o choro-cante a ecoar nas nossas antigas oliveiras. Por toda a parte os belíssimos olhos negros de Ali-Babá e de Moriana. Ou de Abdul, com um joelho avariado a por-lhe um pequeno soluço na voz a cada degrau transposto. Breve passagem por um cenário de faz-de-conta em que tudo nos é dado como certo excepto o soluço escondido na voz de Abdul, o nosso guia.

Licínia Quitério

3 comentários:

Justine disse...

Era mesmo este cenário que eu precisava hoje, para esquecer por momentos a chuva implacável a provocar-me,a tamborilar os seus dedos frios ali em cima nas clarabóias. Eram estes cheiros profundos a especiarias, eram estas cores quentes, era esta voz doce.Mesmo apenas cenário.
Vou fazer um chá...:))

Arábica disse...

Licínia,

fazes-me viajar no tempo.

[Para que seja mais fácil a visualização deixo-te um link encontrado mesmo agora, para o efeito.

http://psantos4.blogspot.com/2008/05/cascatas-douzoud-marrocos.html ]


Descemos alegremente até às águas que nos banharam e horas depois, quando a chuva rompeu a claustrofobia do calor e os relampagos nos visitaram, subimos de novo o monte, entoando o "Singing in the Rain"...numa curva, um pequeno quintal com três mesas no meio dos canteiros repletos de menta. Foi a casa de chá mais naiff que conheci e, e contudo, a que me deu a beber o melhor chá de menta...

Era um pequeno quintal, debruçado sobre as cascatas, de chão de lama e oliveiras em muro...

E já viajei hoje contigo :)

bEIJOS

vieira calado disse...

Creio que ainda não tinha vindo a este sítio.

Mas hoje... talvez por já ser Primavera...

decidi dar uma saltada.

Também apreciei este seu blog.


Bjs

Acerca de mim

Também aqui

Follow liciniaq on Twitter
Powered By Blogger
 
Site Meter

Web Site Statistics
Discount Coupon Code