Site Meter

5.12.08

QUASE POLICIAL



Eu nunca tinha ouvido falar em Harrogate, mas aconteceu achar-me por lá. Desde então o lugar passou a existir. Bem enquadrado nas brumas de suas majestades reinantes, rodeada de prados encharcados por águas de todo o ano, a povoação deixa que nos aproximemos e oferece-nos, a nós, transeuntes de fim de tarde, a disponibilidade de um jardim, a solidez da frontaria de um belo edifício vitoriano. Eram ali os Banhos, luxos de tempos não muito distantes, lugar de veraneio e descanso de aristocratas de sangue e de pensamento. Hoje, um hotel de gama média, confortavelmente estrelado. Um dos sítios eleitos para sossegos e deambulações de Agatha Christie, a senhora de imaginação prodigiosa, construtora de histórias de crimes imperfeitos desvendados por detectives astutos, de mentes necessariamente mais perversas do que as dos criminosos praticantes.

May I? A inesperada voz de falsete do empregado fez-me soltar um riso desordenado e, em lastimável convulsão, sem conseguir articular um Yes, afastei o tronco para que retirasse o prato. Ainda lhe vi o olhinho seco, traverso, como uma praga. Junto à janela, Miss Marple tamborilava os dedos na mesa e olhava alternadamente para mim e para o empregado. Encontrei-a de novo no dia seguinte, no check-in do hotel. Segurava um manuscrito de poucas páginas. Pude ver o título: "The Murder of the Laughing Guest". A voz aflautada soou por detrás do meu ombro: Good morning! Não me ri. Sou uma senhora de boas maneiras.

Licínia Quitério

7 comentários:

bettips disse...

Ou:
"The guest who lived twice"
...que ela estava com vontade de te matar pelo riso em sítio nobre!
Bela Harrogate piada!

Olha que mais acima é Ripley: lembrou-me outro mistério "The Talented Mr. Ripley". E como um mistério empurra o outro, quem és tu, mulher de tantas faces, deusa hindu de tantos braços?
Bjinho

M. disse...

Perfeito o ambiente britânico do lugar e dos intervenientes. De filme, mesmo!

M. disse...

Volto para dizer que adorei a expressão "aristocratas de sangue e pensamento".

Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) disse...

Quase morta

Horrorgate!

Justine disse...

Continuo a preferir a Agatha Christie do Poirot à Patricia Highsmith do Ripley...não há nada que chegue a esse ambiente sofisticado, snob e vitoriano que tu tão bem reconstituis.
Agora fico à espera do resto da novela:))

PreDatado disse...

Pois ele há lugares "fantásticos". Com Miss marples e tudo. :)

casa de passe disse...

miss Licínia Quitério, dont you mind going on with the story?


a nini e a lolou andam a ensinar-me inglês. desculpe os erros.


joão

Acerca de mim

Também aqui

Follow liciniaq on Twitter
Powered By Blogger
 
Site Meter

Web Site Statistics
Discount Coupon Code